Foi em meados de 2016 ou início de 2017 mais ou menos que se iniciou um movimento político e sobretudo midiático para a discussão e aprovação de uma nova reforma da previdência. alardeavam de norte a sul do Brasil que a previdência estava quebrada (mentira 1), que com a aprovação o país iria atrair mais investimentos estrangeiros (mentira 2), que geraria mais empregos (mentira 3), assim como já haviam dito sobre a reforma trabalhista, entre tantas outras lorotas.
Ocorre que a reforma foi aprovada e passou a vigorar em dezembro de 2019.
E quem estava prestes a se aposentar foi procurar atendimento nas agências do INSS e teve uma péssima surpresa: ou o seu tempo para fazer jus ao benefício aumentou assustadoramente ou, quando fizeram o cálculo da renda de aposentado reduziu drasticamente em relação ao que havia sido projetado antes da reforma.
A Emenda Constitucional 103/2019 só fez prejudicar os segurados, não trouxe nada de positivo para o trabalhador.
No entanto, criou algumas regras de transição das normas antigas para as novas o que ameniza um pouco a situação do segurado e pode adiantar em alguns anos a sua tão sonhada aposentadoria.
Nessa página, bem como no perfil do instagram, explicarei cada uma dessas regras. Pode ser que você, leitor, se encaixe em alguma delas ou conheça alguém nessas condições.
E não se esqueça de fazer um planejamento previdenciário com um advogado especialista.